Paisagista no ABC
Toke Verde – Paisagista no ABC
A recriação e preservação das áreas verdes deve ser uma ação conjunta entre o poder público e órgãos competentes com a contribuição profissional do Paisagista no ABC.
O espaço público desempenha importante papel na qualidade de vida da população, com acessibilidade á todos em igualdade e promovendo encontros entre os diferentes grupos sociais, levando em conta tanto a preservação ambiental como a inclusão social. A Organização Mundial da Saúde recomenda 8m² de área verde por habitante.
O campo e atuação do Paisagista no ABC estende-se aos espaços livres de urbanização e aos espaços livres de edificação. O Paisagista no ABC deve respeitar princípios básicos como manutenção da dinâmica ecológica do lugar, atendimento prioritário ás necessidades dos usuários, tanto em termos qualitativos quanto funcionais e obedecer, criar e recriar padrões estéticos adequados ás finalidades e propósitos do local.
Hoje, o papel do Paisagista no ABC está diretamente relacionado com o desenvolvimento da relação do homem com a Natureza. Há necessidade de se criar paisagens, onde se possa entrar em contato com a Natureza, contemplar uma flor ou a forma e evolução de uma planta.
O Paisagista no ABC se propõe criar um diálogo entre a Paisagem, o Ser Humano e a Arquitetura circundante. A arquitetura da paisagem é a arte de adequar a terra para uso e deleite humanos. Em 1983, a definição da ASLA classificou o Paisagista como “ a profissão que aplica princípios artísticos e científicos á pesquisa, ao planejamento, ao projeto e manejo de ambientes construídos e naturais”. OPaisagista no ABC deve encarar a paisagem, não como produto, mas como processo, em uma dinâmica no tempo e no espaço, com práticas de regeneração e tecnologias sustentáveis. O arquitetoPaisagista no ABC deve estar preparado para entender todos os fatores ambientais macro e micro climáticos, solos e as possibilidades de vida e adaptação das plantas ao cenário humano e de entorno.
– O Paisagista no ABC se compromete identificar as necessidades, propósitos e hábitos dos usuários, para nortear o planejamento do Paisagismo. Cabe ao Paisagista no ABC, a adequação da Proposta ao perfil da cada situação, lugar e pessoas que dela se beneficiarão, sem perder de vista as suas finalidades sejam comerciais, residenciais ou culturais e de lazer.
A composição de um jardim seja ele um jardim de inveno, jardim vertical ou outro é a representação da Natureza com os elementos que a compõem e estão relacionados á ela. Seguindo regras de composição decorativa, o Paisagista no ABC, ao definir as espécies vegetais que farão parte da paisagem, tira partido das formas, texturas e cores. Dependendo da predominância dos elementos a paisagem poderá ser paisagem natural, paisagem urbana ou paisagem cultural.
Nos jardins atuais, o Paisagista no ABC tem a difícil tarefa em resgatar a Natureza, sobretudo nas áreas urbanas, onde residem cerca de dois terços da população. A missão social do Paisagista no ABC tem esse lado pedagógico de fazer comunicar às pessoas, o sentimento de apreço e compreensão dos valores da Natureza, através do contato com as paisagens construídas e estabelecendo com os usuários, um processo de comunicação que envolve arte. Paisagismo é, antes de mais nada, “arte” e oPaisagista no ABC elabora e executa esta arte.
Sabe-se que o ser humano se relaciona com o mundo através dos sentidos, como canais de ligação do ser vivo ao ambiente em que vive. O Paisagista no ABC, ao elaborar um projeto de paisagismo estará estabelecendo com os espectadores um processo de comunicação. Em verdade, a matéria prima do paisagismo, além dos elementos vegetativos, são os sentimentos do seu autor. O Paisagista no ABClança mão de alguns elementos de comunicação como, linha, forma, textura, cor, movimento, som, bem como dos princípios de estética.
Compor um jardim não é um exercício de mera colocação de elementos naturais e arquitetônicos em um determinado espaço, sem levar em consideração as emoções. É a organização de um espaço, onde o Paisagista no ABC procura explorar as reações das pessoas, por meio dos sentidos. Dessa forma, a leitura de um jardim envolve duas características: “uma leitura racional e uma leitura emocional”.
Na malha urbana, as áreas verdes são distribuídas nos espaços livres das edificações e públicos em avenidas, canteiros, praças e parques. Com respeito á este ultimo, a prefeitura de São Caetano, numa ação inédita no país, por meio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, efetuou o tombamento de todas as áreas verdes de seis parques públicos do município, em preservação ao patrimônio paisagístico na região. O Paisagista no ABC, também participa do projeto de adensamento das áreas verdes e de arborização urbanas, valendo-se de espécies nativas da Mata Atlântica.
O Paisagista no ABC contribui na participação do Programa de Agricultura Urbana em Diadema, que além de hortas comunitárias ainda possui hortas educativas em escolas, nas quais, é feito um trabalho de educação alimentar e ambiental, promovendo uma consciência sustentável para o cidadão do futuro.
O Paisagista no ABC, sendo também responsável pela manutenção de jardins e áreas verdes nas grandes indústrias, influencia positivamente para o aumento da produção, chegando a assegurar uma diminuição nos índices de acidentes de trabalho. Uma paisagem mais amena nas áreas das fábricas, suavizando a artificialidade metálica dos maquinários, diminui a tensão dos trabalhadores.
+ Não existem comentários
Deixe o seu