Paisagista na Zona Sul
Os dicionários definem “Paisagista” como aquele que “pinta ou representa” a paisagem. Neste âmbito genérico, Vicent Van Gogh, que captou em suas telas os belos campos de trigo, é um Paisagista. No entanto, Paisagista na zona sul é a denominação técnica á profissionais que desenvolvem atividades relacionadas ao “jardinismo”, que é a arte aliada á técnicas, com a função de planejamento e criação de áreas verdes em micro reproduções, á exemplo da Natureza. O Paisagista na zona sul segue regras de composição decorativa, ao definir as espécies vegetais tirando partido das formas, texturas e cores.
O Paisagista na zona sul se propõe criar um diálogo entre o Paisagismo e a Arquitetura circundante. Á partir da arquitetura local, o Paisagista na zona sul aproveita-se das condições naturais ou as modifica, para criação de novas possibilidades representando a Natureza e os elementos que a compõem. Á exemplo disto, o Paisagista na zona sul cria vertentes, cascatas e lagos, onde antes só existia a aridez da terra.
Cabe ao Paisagista na zona sul a adequação da proposta de Paisagismo, ao perfil de cada situação, lugar e usuários, sem perder de vista as suas finalidades sejam residenciais, comerciais ou culturais e de lazer. Dessa forma, o Paisagista na zona sul se compromete identificar as necessidades e objetivos da proposta, para nortear o planejamento do projeto de Paisagismo. É da responsabilidade doPaisagista na zona sul, a prévia análise regional do clima, do solo, vegetação nativa e ser capaz de imprimir o estilo de jardim que mais se aproxime da “alma e personalidade” que se objetiva oferecer ao local.
Paisagista na Zona sul é na Toke Verde!
De posse de sensibilidade estética, além de conhecimentos técnicos, o Paisagista na zona sul elege as espécies determinando os portes, volumetrias e esculturas, que melhor compõem a sua proposta de Paisagismo. O Paisagista na zona sul conhece a evolução e expansão da vegetação, já prevista em sua proposta, levando em conta também, a compatibilidade entre as espécies elencadas, garantindo uma satisfatória saúde e harmonia do jardim.
Um Paisagista na zona sul experiente prevê soluções, onde um leigo não consegue identificar. SerPaisagista na zona sul é, antes de qualquer coisa, ser “criativo”, por isso, um Paisagista na zona sul também é comparado á um artista plástico e até mesmo á um arquiteto da “construção verde”.
Aos olhos e sensibilidade do Paisagista na zona sul, a Natureza é transportada, cada vez mais perto das pessoas, que são levadas a morar ou trabalhar em espaços reduzidos, pela condição da vida moderna nas grandes metrópolis, onde os campos foram substituídos por asfalto e concreto. Há necessidade de se criar paisagens, onde se possa entrar em contato com a Natureza, contemplar uma flor ou a forma e evolução de uma planta. A missão social do Paisagista na zona sul tem esse lado pedagógico de fazer comunicar às pessoas, o sentimento de apreço e compreensão dos valores da Natureza, através do contato com as paisagens construídas.
O projeto paisagistico como “obra de arte” agrega mais este compromisso ao Paisagista na zona sul, com a educação do indivíduo e da sociedade. Hoje, as escolas têm a preocupação no insentivo aos valores e preservação da Natureza, como uma “semente” plantada na consciência, dos futuros cidadãos.
Ao imaginar um jardim, o Paisagista na zona sul corrige e transforma a Natureza conciliando a sua arte com a fertilidade do solo, os ciclos das estações e demais fatores da ecologia. Um jardim também é uma forma de linguagem onde o Paisagista comunica seus sentimentos. Mas, para que um jardim exprima algo emotivo ao observador, é necessário que os elementos nele utilizados, por suas linhas, formas, cores, movimentos, sons e odores, também proporcionem reações emocionais ás pesooas, relacionadas com a mensagem desejada do Paisagista.
Sabendo que o ser humano se relaciona com o mundo através dos sentidos, o Paisagista na zona sulbusca suscitá-los dispondo de elementos naturais (plantas, rochas, água, etc) e arquitetônicos (caminhos pérgolas, piscinas, etc) no cenário existente, estabelecendo com os espectadores um processo de comunicação.
Para ser um Paisagista precisa haver, acima de tudo, sentimento e saber expressá-lo através de paisagens construídas que sejam agradáveis aos apreciadores e usuários das mesmas. Assim, o que se espera do Paisagista na zona sul é que imprima aos seus jardins, sentimentos bons de alegria, tranquilidade, dinamismo, relaxamento, paz, entre outros.
O Paisagismo na zona sul conta com importantes parques, como o Parque Alfredo Volpi, que foi criado visando a preservação ambiental de mata original atlântica. Este projeto foi elaborado pela Paisagista na zona sul,Rosa Grena Kliass. Outra inestimável contribuição é o Parque Burle Marx criado pelo Paisagista de mesmo nome.
+ Não existem comentários
Deixe o seu