Paisagista em Condomínios
A Toke Verde oferece serviços de Paisagista em Condomínios
A função do Paisagista em Condomínios é a integração do homem com a natureza, facultando-lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Ele abrange todas as áreas onde se registra a presença do ser humano. Hoje, os condomínios primam pelo paisagismo de entorno incluindo áreas recreativas e de descanso, no intuito de oferecer espaços para o convívio entre as pessoas que moram ou trabalham nas edificações. O aspecto único do embelezamento não é mais a primeira premissa abordada em um projeto de paisagismo. Outros aspectos como o “emocional”, também são considerados relevantes na proposta do Paisagista em Condomínios.
Compor um jardim de inverno ou jardim vertical não é um exercício de mera colocação de elementos naturais e arquitetônicos em um determinado espaço, sem levar em consideração as emoções. É a organização de um espaço, onde o Paisagista em Condomínios procura explorar as reações das pessoas, por meio dos sentidos. Dessa forma, a leitura de um jardim envolve duas características: “uma leitura racional e uma leitura emocional”.
Sabe-se que o ser humano se relaciona com o mundo através dos sentidos, como canais de ligação do ser vivo ao ambiente em que vive. O Paisagista em Condomínios, ao elaborar um projeto de paisagismo estará estabelecendo com os espectadores um processo de comunicação. Em verdade, a matéria prima do paisagismo, além dos elementos vegetativos, são os sentimentos do seu autor. OPaisagista em Condomínios lança mão de alguns elementos de comunicação como, linha, forma, textura, cor, movimento, som, bem como dos princípios de estética.
O Paisagista em condomínios se propõe criar um diálogo entre a Paisagem, o Ser Humano e a Arquitetura circundante. A arquitetura da paisagem é a arte de adequar a terra para uso e deleite humanos. Em 1983, a definição da ASLA classificou o Paisagista como “ a profissão que aplica princípios artísticos e científicos á pesquisa, ao planejamento, ao projeto e manejo de ambientes construídos e naturais”. O Paisagista em Condomínios deve encarar a paisagem, não como produto, mas como processo, em uma dinâmica no tempo e no espaço, com práticas de regeneração e tecnologias sustentáveis. O arquiteto Paisagista em Condomínios deve estar preparado para entender todos os fatores ambientais macro e micro climáticos, solos e as possibilidades de vida e adaptação das plantas ao cenário humano e de entorno.
Felizmente, cada vez mais estão sendo preojetados edifícios-verdes ou edifícios- jardins, em prédios de apartamentos e também de escritórios corporativos, onde externamente existem floreiras junto ás janelas. Outros têm verdadeiros canteiros, formando cinturões coloridos em torno da massa de concreto. Estes projetos exigem cuidados e experiência do Paisagista em Condomínios com a impermeabilização, acessecibilidade para regas e manutenções, terra e seleção da vegetação apropriada á exposição do sol, sombra e ventos. Além disso, se a maioria das fachadas e laterais dos condomínios e residências fossem bem planejadas e mantidas, contribuiriam muito com a melhoria da paisagem urbana, visto que, estes espaços somados representam a maior área da cidade, efetivamente disponível para um paisagismo de baixo custo.
Outra alternativa para revitalização verde em regiões urbanas com adensamento de edifícios e carência de áreas livres foi o projeto de Jardins Verticais, proposto pelo jovem Paisagista em Condomínios,Guil Blanche, que mapeou 500 paredões vazios, nas laterias dos edifícios do centro, no intuito de transformar o visual de tons de cinza, em variadas matizes verdes. Segundo o Paisagista em condomínio,Blanche, além do benefício estético, o painel funciona como isolante térmico e acústico, podendo também, reduzir em 30% a poluição do entorno.
Uma característica muito comum aos condomínios são os jardins sobre laje. Por isso, requer a experiência profissional do Paisagista em Condomínios, para o adequado planejamento e cuidados essenciais á sua construção. As Lajes devem ser dimensionadas no projeto, de acordo com o volume de terra e porte das plantas que farão parte do projeto paisagístico, além dos cuidados construtivos dos canteiros, em relação á impermeabilização e sistema de drenagem eficientes.
O Paisagista em Condomínios considera todo o entorno da área, para orquestrar a sua nova concepção da Paisagem, atendendo a propósitos estéticos, funcionais, de segurança e fruição. Á partir da Arquitetura local, o Paisagista em Condomínios aproveita-se das condições naturais ou as modifica para criação de novas possibilidades, através da movimentação de terra, drenagem, irrigação, plantação e detalhes construtivos. Na representação da Natureza, o Paisagista em Condomíniosbusca trabalhar com todos os elementos presentes incluindo aqueles ausentes.
O Paisagista em Condomínios qualifica um projeto arquitetônico, em verdade antecedendo-o, e não vindo depois, apenas como um embelezamento do que restou ou uma atenuante dos males que não foram previstos. Dessa forma, Paisagistas e Arquitetos devem caminhar juntos, em constante diálogo. Toda paisagem é dinâmica e, portanto, percebida de maneira polissensorial (som, olfato, tato, visão), daí a sua importância e interatividade na qualidade de vida das pessoas. Desta forma, o Paisagista em condomínios, não se ocupa somente da beleza plástica do seu projeto, mas, do que ele oferece como melhoria na qualidade do micro clima, do ar e do que pode suscitar na “qualidade de vida emocional” das pessoas que dele se beneficiam.
+ Não existem comentários
Deixe o seu